O PODCAST "De Charta na Mesa com Martha El Debs", apresenta um conteúdo informativo, atualizado e relevante sobre o Direito Notarial e Registral.
Com sua vasta experiência e profunda compreensão deste ramo do Direito, a professora Martha El Debs nos guiará por uma jornada pelas intricadas nuances e peculiaridades desse campo tão fascinante.
Com uma linguagem acessível e descontraída, clara e objetiva, o PODCAST traz debates, análises de casos reais, dicas e informações valiosas para quem atua em cartórios, presta concursos ou tem interesse na área.
Além disso, o programa recebe convidados especiais para trazer diferentes pontos de vista e enriquecer ainda mais o conteúdo, tornando-se um espaço rico e interativo de aprendizado para quem deseja aprimorar seus conhecimentos no tema.
Prepare-se para embarcar nessa jornada extraordinária!
Sobre a palavra "CHARTA". “A conhecida palavra portuguesa cartório finca raízes em boa fonte greco-latina. O núcleo da palavra é CHARTÆ, CHARTA, carta, chartula. Na Idade Média, os importantes documentos notariais, alguns apógrafos, outros originais, eram conglomerados em coleções denominadas cartulários – donde cartários, do baixo latim chartulatium, de chartula, que vem de nos dar a belíssima cartório. De pequenas coleções depositadas em igrejas, mitras, mosteiros, arquivos reais etc., muitas vezes em pequenos arquivos ou escritórios, a palavra sofre mutações e chega, em plena maturidade, à denominação da complexa instituição encarregada do registro público, garantindo a publicidade, eficácia, autenticidade, segurança dos atos e negócios jurídicos. Essas coleções serviram também para conservar os documentos lavrados pelos tabeliães medievais, evitando-se, assim, a dispersão e é justamente a existência de cartórios que se tem permitido, ao longo dos séculos, que se possam conhecer e recompor eventualmente os documentos originais que se perderam” (Sérgio Jacomino. A bela palavra cartório. https://cartorios.org/ 2015/04/24/a-bela-palavra-cartorio/).